Aqui está o bolo de aniversário da minha mãe. Quem o enfeitou foi o Alfredo, mas a receita do bolo é a de sempre cá em casa.
.
Ingredientes:
250 gr de amêndoa picada;
2 colheres de amido de milho (farinha Maizena);
1 colher de chá de fermento em pó (eu uso da Royal);
250 gr de açúcar;
8 ovos.
.
Preparção:
1. Misture a amêndoa, a farinha e o fermento;
2. Bata as gemas com o açúcar;
3. Adicione ao preparado anterior as claras batidas em castelo, intercalando com a mistura da amêndoa;
4. Deite numa forma rectangular, previamente untada, e leve ao forno (180º) durante cerca de 40 minutos (o melhor mesmo é ir espetando um palito de vez em quando e quando não trouxer bolo agarrado, o bolo está cozido - eu nunca reparo bem nas horas...).
Este bolo parece docinho docinho :) Em termos de textura, como leva tantos ovos, não fica uma pouco tipo pudim?
ResponderEliminarComecei recentemente a adaptar e fazer novas receitas sem gluten e ainda não me consigo orientar bem em termos de resultados.
Já agora o fermento royal que tenho diz que pode conter vestigios de gluten, há mais variedades à venda?
Obrigada
P.s. O bolo está lindo, parece de montra de pastelaria.
Olá :)
ResponderEliminarQuanto à textura do bolo, não fica como pudim, penso que seja por causa das 250 gr de amêndoa (a textura não é tipo a do pão-de-ló que leva farinha, mas não é nada má (na minha opinião...).
Quanto ao pó royal, tb reparei agora que pode conter vestígios de glúten. O fermento em pó da Schär deve ser uma boa opção, ou então Fermento de padeiro, da marca Vahiné (este não conheço, mas a APC fez análises que comprovam que não contém glúten). Mas nunca experimentei estes fermentos... Como são mais apropriados para pão não sei se resultam à primeira.
Quando fizer alguma coisa com eles digo qq coisa!